sábado, 17 de junho de 2017

O LADO DE CÁ DE UM MAR GIGANTE


1
Não me interessa mais se devo fumar meu segundo cigarro. A satisfação perdeu o sentido depois de tantas mortes, de tantas perdas, de tantas imagens deixadas no fundo da última gaveta da memória. O peso da idade aparece exatamente quando não conseguimos esquecer o que realmente valeu a pena. Sim, Cícero nos ensinou sobre as estantes de Borges. Não, não sou profeta! Sequer sou advinha. Não gosto de jogos de azar, não faço apostas, não brinco de ser Deus. Vivo no mundo que me permite andar sem contas com o tempo. Sou consciente do que devo: nunca quitarei meu débito com o relógio. Tenho dias cinzentos, sabe! Mesmo quando faz muito sol, eles são assim: cinzentos. Não reconheço esse que me leva pela mão. Não reconheço esse anjo da guarda de quem se fala como alguém impregnado de responsabilidades. Ou posso mesmo entender que, caso eu o tenha, ele deve estar cansado, muito cansado. Tão cansado que me acompanha apenas com os olhos baixos, à distância.
A cada dia, sinto-me feito muito mais de osso e de vertigem do que de qualquer outra coisa. Olho para os lados, estudo a região que agora me tem. O céu está aberto entre o azul e a luz perpétua. Ao longe, uma casa abandonada e a cortina de calor no fim do asfalto. Neste campo de veredas, há um norte guardado no estirão, dentro do peito. E involuntário é seu legado de rezas: os lábios pronunciando senhas sob a égide do sol (Grão-Mogol, Jequitinhonha, Paracatu!). A estrada avança! Há tapetes de soja no sul do Piauí. A madeira deita, o gado dorme. Pisca os olhos, derrama uma gota de dor em seus incêndios espontâneos, esporádicos. O cerrado é terra de vidas retorcidas como retorcidas são suas árvores, suas odes, suas belezas. É terra de esperança indefinida como indefinida é sua nobreza.
Limpo a testa com o braço esquerdo, respiro o ar quente e esfumaçado. Sinto o coração aquietar. Paro por um instante e penso: “estou em casa!” O céu está povoado de urubus; o céu de poucas cores. Há nuvens amareladas de fumaça. Contemplo tudo por alguns minutos, e uma mulher de idade indecifrável passa, na outra margem da pista, com uma lata cheia de castanhas, na cabeça. Ela leva uma criança. Um menino magro, pescoçudo. A camisa faltando na cintura, as pernas franzinas, um pouco bambas. A mulher olha-me, rapidamente, com o canto dos olhos. A estrada está vazia. Guardo no bolso um terço que um dia eu recebi de presente de minha mãe como joia de proteção. O menino olha para trás, a mãe grita alguma coisa com ele. Teresina cresce à minha frente. Ah, como cresce! Ah, como isso me machuca! Mas a cidade fica a uns mil quilômetros e eu não tenho pressa. Não tenho mais ninguém e isso não me deixa saber quem de nós é a mira ou o alvo. No mais, somos balas perdidas, sem medo ou culpa. Eu só preciso fazer o Sinal da Cruz e subir a minha escadaria particular. Ponho a minha mão direita sobre meu peito. Não chove há muitos meses lá fora. Não chove há muitos séculos aqui dentro.
Todos os dias, ao acordar, vejo uma grande extensão de pradaria (desabitada e cinzenta), e uma faixa de terra crua e avermelhada, onde alguns cães brincam com alguma coisa para esquecer a fome. Eu tentava chegar a uma cidade esquecida pelo tempo. Não havia muitos buracos na estrada. O percurso exigia paciência. As carretas carregam soja, minério de ferro, madeira para construção, bois taciturnos, homens de barba e isso retarda a viagem. Descanso meu braço direito sobre minha perna e sinto o terço guardado no bolso. Eu estive nos confins do Maranhão, sentado na calçada, numa noite em que o horizonte capturou as minhas vistas, enquanto meu pai dormia numa rede amarela como o ouro.
Dez anos depois, lá estava eu, sentindo a fumaça de óleo diesel, contemplando as árvores semitransparentes daquela paisagem de pouca vida. Sinto-me atraído pelo desconhecido. Pela solidão do desconhecido, não pelo alvoroço de sua cegueira. A pista me chama!
Mas eu estou aqui, no interior do Piauí, respirando aquele ar seco e quente. As coisas quase sempre estão ausentes de vento por aqui. Retorno à pista e ouço um disparo de espingarda vindo do meio da mata rasa. Nenhum pássaro se espantou. Eu preciso chegar antes do anoitecer. Olho para o leste procurando não olhar para o lado do Maranhão. Percebo meus olhos brancos e um pouco mortiços. O vento esfria. Eu penso em parar para sentar e respirar um pouco melhor, mas fico com receio de que alguém possa se aproximar. Acaricio o terço por sobre a calça, mais uma vez. Por baixo do banco, eu guardo um revolver 38 de cano curto com cabo de madeira encerada. Tenho porte, fiz curso de tiro. Tudo certo! O movimento fica menor, as horas avançavam e uma leve brisa anuncia o fim do dia. Resolvo olhar para o horizonte à minha esquerda. O crepúsculo me massacra! O asfalto parece um tanto cinza-chumbo. Não ligo o som. Sinto meus olhos ardendo, a aurora cinzenta. Atravesso uma longa região totalmente queimada. Tudo está desbotado pela ação do tempo. Um homem que está sentado em uma rocha, de corpo magro, com correntes de prata no pescoço, que mais parecia um vulto cinzento, acena para mim.
A estrada chega a seu ponto mais alto. Ouço novamente um tiro de espingarda. A brisa esfria um pouco mais. Olho mais uma vez para o lado do Maranhão e suspiro os mais profundo que eu posso. A região é de colinas nuas com casas cobertas de telhas escuras. Os vultos se escondem por detrás das árvores e das rochas. Um trovão ronca do inesperado. Olho para o céu. Não há mormaço algum. O Maranhão de meu pai está ao meu lado. Eu não sei o que pensar diante de tanta dor e de tanto vazio, no entanto, alguma coisa me diz que eu não devo saber. O trânsito fica novamente lento. O número de carros na pista aumenta bastante. As luzes se intensificam. Comprimo os olhos para ler o que está escrito nos outdoors que ficam no acostamento, à esquerda, um pouco despedaçados. “Seja bem-vindo!”, é o que dizem.
2
Eu durmo pouco. Sinto pouca fome. Sinto fome de culpa! Tomo apenas um pouco de água gelada pela manhã. As senhoras me cumprimentam, são simpáticas, mas alguma coisa em seus sorrisos fáceis me incomoda. Vejo um caminhoneiro baixo, barrigudo, meio calvo, branco, quase avermelhado, de meia-idade, de passagem entre o caminhão e um banheiro improvisado por trás de umas mangueiras.
Ele tem um dos joelhos um pouco inchado, e se arrasta, sem camisa, com a toalha no ombro, em direção ao banheiro. Há uma ampla sala com paredes amareladas, cheia de cadeiras de espaguete, de mesas e cadeiras de madeira, e um velho sofá marrom perto do aparelho de TV. Um corredor comprido liga a sala à cozinha. À esquerda do aparelho de TV, um altar improvisado sobre uma mesinha de madeira, com dois castiçais de prata e algumas imagens de santos. Nada neste ambiente me parece interessante. Uma garota brinca com uma boneca de pano sentada no sofá. Chove há duas horas, um chuvisco monótono. Uma mulher grita para que a menina feche as janelas da sala. Um carro de som anuncia uma festa, mas o barulho infernal não me deixa compreender com clareza onde seria. Pouco importa! O que eu quero é superar a noite e partir para casa. Mas minha casa é o cerrado contorcido, a língua áspera banhada no pó queimado. Confiro o revólver deixado na mala. O vento faz a janela bater na grade e isso dura a noite toda, todas as noites. No quarto, há um guarda-roupa de cerejeira artesanal, uma cama de solteiro, um cabide e um espelho de meio-corpo. A única coisa que se movimenta nas ruas são os pedaços de papelão que o vento arrasta. Acompanho um pouco o que se passa através de uma das brechas da janela.
Um menino olha em minha direção, do outro lado da avenida. Paro de respirar por um instante e meu coração se acelera. O cerrado respira alto, a cidade se agita, há fogos e rajadas de alegria desvairada. Atiram na cabeça do menino. Dois tiros. É tudo muito rápido. Eu apago as luzes do quarto, procuro minha bolsa, a arma. Mesmo no escuro, consigo encontrar o revólver. Uma chuva tímida torna a cidade mais abafada. Meu suor está frio. Minha fome é de labirinto e fuga. A noite é de lua minguante. Eu preciso dormir, sonhar. Mas eu não ouso fechar os olhos ou desviá-los do alvo. E o alvo é o cerrado, devastado, irado, carcomido.
Acordo com as primeiras luzes do sol. A luz crua do dia entra pelo teto. Olho mais uma vez pela brecha da janela. Ainda consigo ver alguns resquícios da mancha de sangue no chão lavado pela chuva. O dia está pouco nublado. Sinto um cheiro intenso de fumaça de borracha queimada pairando sobre a estrada. Eu penso em uma criança morta há menos de vinte e quatro horas. O que ele teria imaginado um minuto antes de seu fim? Teria sonhado ou desejado algum brinquedo? Ele cumpriu uma missão? Não, não vejo seu rosto. Não sei seu nome. Não penso em dogmas, não acelero a respiração de Deus. Mas o menino está lá: a cabeça sobre a poça de sangue. A mãe, silenciosa como uma pedra sobre o sol, agachada ao lado do corpo.
Não julgo o mundo! Aprendi a temê-lo e a sorrir de forma inesperada. As árvores na beira da pista parecem saber o que eu estou pensando. O céu se abre um pouco. Um trovão ronca baixo e breve.


Do livro inédito de contos (OMURA), de Nathan Sousa.

Nenhum comentário: